ENCONTRO DE SENADORES EM FORTALEZA : Vital expõe sobre Perímetros Irrigados de Interesse Socia
O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) está em Fortaleza neste final de semana para dois compromissos: o primeiro é um encontro com o Presidente da Transnordestina Logística S/A, Tufi Daher Júnior, para discutir a viabilidade da inclusão do Ramal Paraíba no projeto da Ferrovia Transnordestina. O segundo é participar, nesta segunda-feira (29), de mais uma reunião da Comissão de Desenvolvimento do Nordeste.
Durante a reunião, Vital fará uma exposição sobre Perímetros Irrigados de Interesse Social, dentro do painel que aborda o tema Recursos Hídricos. Durante os encontros da Comissão Especial de Desenvolvimento do Nordeste do Senado Federal, os Senadores discutem propostas de desenvolvimento para o Nordeste, com foco especial nos estados e municípios. A Audiência Pública faz parte de um cronograma de atividades da Comissão, que está sendo desenvolvido em toda a região.
Esta é a quarta reunião da Comissão este ano. A primeira Audiência Pública da Região Nordeste ocorreu no dia 23 de maio, em Alagoas; a segunda no dia 6 de junho, em Campina Grande (única cidade do interior do Nordeste a sediar os encontros); e a terceira, no dia 3 de julho, em Teresina-PI. A Comissão tem como área de atuação os nove estados nordestinos, mais o Espírito Santo e o norte de Minas Gerais, que compõem o território de abrangência da Sudene.
Vital, representante da Paraíba na Comissão, destacou que, antes das Audiências, os órgãos que atuam no desenvolvimento regional, a exemplo do Banco do Nordeste, BNDES, dentre outros, já foram ouvidos pelos Senadores. “Agora estamos desenvolvendo este calendário de audiências nos estados”, disse, confirmando também a presença, em Fortaleza, de representantes de órgãos do Governo Federal, BNDES, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Ministério da InteraçãoNacional, dentre outros.
Reunião na Paraíba
A reunião de Campina Grande decidiu pela inclusão de várias propostas no Plano Plurianual, o PPA 2012-2015. Dentre elas, a implantação da Ferrovia Transnordestina, integrando a Paraíba, de Cabedelo a Cajazeiras; ampliação do Porto de Cabedelo e implantação de um Porto de Águas Profundas; duplicação da BR-104, interligando Campina Grande e Caruaru e a extensão da duplicação da BR-230, interligando Campina Grande a Patos, Sousa e Cajazeiras; implantação do Aeroporto de Cargas em Campina Grande, ampliação do Aeroporto Castro Pinto, em Bayeux e conclusão do Aeroporto de Cajazeiras; e a implantação de Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) e Zona Franca.
Para Vital, os encontros tem sido “extremamente positivos”. Ele disse que, como presidente da Comissão Mista de Orçamento, pode lutar para aprovar as propostas no PPA. Ele destacou a importância da criação da Ferrovia Transnordestina para o desenvolvimento do Nordeste, e de forma especial para a Paraíba, como o meio mais apropriado para a interligação do Porto de Cabedelo aos portos de Pecém-CE, Itaqui-MA e Suape-PE, elevando a capacidade de escoamento da produção nessas localidades e beneficiando toda a Região Nordeste.
Para ele, trata-se de um mega empreendimento, que vai contribuir para a redução das desigualdades regionais e sociais, voltado especialmente para o transporte de produtos agrícolas e de minério do semi-árido. “Esse projeto vai dar um grande impulso ao desenvolvimento econômico e à geração de empregos no Nordeste”, afirmou o senador.
Para ele, a Paraíba ainda é carente de infra-estrutura viária, infra-estrutura marítima e infra-estrutura ferroviária. “Precisamos viabilizar os projetos que recolocarão a Paraíba no caminho do desenvolvimento. Nosso Estado é muito rico e tem condições de contribuir muito para o crescimento de todo o Nordeste”, afirmou Vital Filho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário