quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Câmara arquiva processo de cassação do mandato de Jaqueline Roriz

O plenário da Câmara acaba de absolver a deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), por 265 votos contra 166 e 20 abstenções, noprocesso de cassação por quebra de decoro do mandato da parlamentar do Distrito Federal (DF).

O processo baseia-se em uma gravação em vídeo, onde Jaqueline Roriz, na época candidata à deputada distrital, aparece recebendo dinheiro do operador do esquema de propina no governo do DF, Durval Barbosa. A fita com as imagens só foi divulgada este ano, levando o PSOL a pedir ao Conselho de Ética da Câmara a abertura de processo de cassação.

O relator do processo no Conselho de Ética, deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), fez um parecer, que foi aprovado, favorável à cassação do mandato de Jaqueline Roriz. Sampaio usou como argumento que as imagens mostradas este ano mancharam a imagem da Câmara e, portanto, a deputada ferira o decoro parlamentar.

O advogado José Eduardo Alckmin adotou como tese da defesa que fatos anteriores ao mandato não caracterizam quebra de decoro.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Dia Nacional de Combate ao Fumo é comemorado nesta segunda-feira (29)

Em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, que será nesta segunda-feira (29), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) desenvolverá várias ações, em parceria com o Ministério da Saúde, o Instituto Nacional de Câncer e as secretarias municipais de Saúde. As atividades serão realizadas das 8h às 17h, nos municípios de Natal (unidades básicas de saúde de Mirassol, Pirangi e Escola Estadual Jorge Fernandes, em Mirassol), Parnamirim, Mossoró, Canguaretama, Monte Alegre e Parelhas.

Criado pela Lei Federal 7.488, em 1986, o Dia Nacional de Combate ao Fumo é uma oportunidade para sensibilizar e mobilizar a população sobre temas específicos do controle do tabaco, alertando sobre os malefícios para a saúde e os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais dele decorrentes. O foco das mensagens é o incentivo à não experimentação dos produtos derivados do tabaco, a cessação de fumar e a proteção do não fumante da poluição tabagística ambiental.

Este ano, o tema escolhido para comemorar a data foi os aditivos em cigarros, que são substâncias incluídas no seu processo de fabricação e embalagem, a fim de estimular o consumo. Entre os aditivos usados se destacam os que conferem aromas e sabores mentolados, de bebidas, perfumes, colônias e doce, além daqueles com propriedades estimulantes, como a taurina, o guaraná e a cafeína.

Evidências científicas mostram que os aditivos são usados pelos fabricantes para potencializar os efeitos farmacológicos da nicotina, tornar o sabor das marcas mais palatável para os jovens aspirantes a fumantes, bem como mascarar o sabor e o desconforto imediato da fumaça. Assim, facilitam a experimentação, propiciando a dependência e o consumo regular.

Estudos revelam que os adolescentes são especialmente vulneráveis a esses efeitos e têm maior probabilidade, do que os adultos, de desenvolverem a dependência. Quase metade dos adolescentes que fuma opta por cigarros mentolados. No Brasil, o tabaco é a segunda droga mais consumida entre estudantes e funciona como porta de entrada para o uso das drogas ilícitas. Por essa razão, o público-alvo das ações alusivas à data comemorativa, neste ano, são os adolescentes e adultos jovens, de modo a prevenir a iniciação ao uso do tabaco.

Bombeiros encontram corpo de criança desaparecida na praia de Búzios

O corpo da menina de 12 desaparecida desde a manhã deste domingo (28), no mar da praia de Búzios, foi encontrado hoje (29) na beira mar, por populares. O cadáver estava em frente ao Pit Stop e foi visto por banhistas, que acionaram a polícia.

Segundo o tenente Cristiano Couceiro, do Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e o Itep estão se deslocando para o local para realizar o isolamento e as perícias.

A criança estava no mar com mais quatro pessoas, quando todos foram surpreendidos pela corrente marítima. O Corpo de Bombeiros realizou buscas e conseguiu resgatar quase todo o grupo, exceto a menina, encontrada esta manhã.

IBGE divulga edital de processo seletivo simplificado para 4.250 vagas temporárias

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (29) o edital do processo seletivo para 4.250 vagas temporárias de agente de pesquisas e mapeamento, que exige nível médio. O salário é de R$ 850. As vagas são para 554 municípios distribuídos pelos 26 estados e no Distrito Federal. Há 235 vagas reservadas a pessoas portadoras de deficiência em todo o Brasil. O candidato portador de deficiência deverá verificar se há esse tipo de vaga no município ao qual deseja concorrer.

Acesse o edital e leia-o com atenção

A jornada de trabalho será de 40 horas semanais, sendo 8 h oras diárias. Os serviços serão prestados pelo prazo máximo de 24 meses.

Os contratos terão vigência de 30 dias, podendo ser sucessivamente prorrogados por apostilamento, por igual período, estritamente de acordo com a necessidade do trabalho e/ou disponibilidade de recursos orçamentários. As renovações e/ou rescisões dos contratos estarão condicionadas ao cronograma das pesquisas e à respectiva dotação orçamentária, assim como aos resultados da avaliação de desempenho do contratado. Os candidatos contratados, durante a prestação de serviços temporário, serão avaliados mensalmente, observados os seguintes fatores: cumprimento de prazos, qualidade do trabalho e assiduidade.

O contratado receberá auxílio-alimentação e auxílio-transporte, assim como terá direito a férias e ao 13º salário.

As inscrições serão efetuadas, no período de 29 de agosto a 19 de setembro, através do endereço eletrônico www.consulplan.net ou através do Posto de Inscrição Informatizado nos municípios onde houver vagas, conforme lista divulgada no mesmo endereço eletrônico a partir de 10 de agosto, no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h. A taxa é de R$ 20.

As provas têm data inicialmente prevista para 30 de outubro, com duração de quatro horas, das 13h às 17h (considerando-se o horário de Brasília), simultaneamente em todos os 467 polos de provas definidos, em local a ser informado de 14 a 28 de outubro, período de divulgação da confirmação da inscrição.

Os candidatos realizarão as provas nos municípios designados como polos de provas daqueles que optaram por concorrer às vagas, de acordo com o especificado no Anexo IV do edital.

O cargo de agente de pesquisas e mapeamento terá provas objetivas com as disciplinas de língua portuguesa, raciocínio lógico, conhecimentos gerais, noções de informática e geografia.
As convocações deverão ser realizadas a partir de 24 de novembro deste ano.

Cirurgia de Ricardo Gomes é considerada bem-sucedida





Após três horas e meia, a cirurgia do técnico Ricardo Gomes chegou ao fim e foi considerada bem-sucedida pelos médicos. A hemorragia no cerébro em decorrência do AVC (acidente vascular cerebral) foi estancada e a circulação, restabelecida. Gomes está em coma induzido, na UTI, e vai ficar em observação pelas próximas 72 horas. O médico José Antônio Guasti realizou o procedimento no Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Ele não deu entrevistas. Quem falou novamente sobre o caso foi Clóvis Munhoz, médico do Vasco que acompanha o drama. Segundo ele, o quadro segue grave e ainda há risco de morte, apesar de a cirurgia ter sido alentadora.

- Foi tudo dentro do esperado. A impressão do doutor que o operou foi a melhor possível, e ele já viu "n" casos como o dele (Ricardo Gomes). O coágulo foi drenado. O quadro é favorável e agora as próximas 72 horas serão decisivas para avaliar e consolidar a situação. Isso quer dizer se provavelmente haverá sequelas ou não - disse Clóvis.

Apesar de ainda ser cedo para prognósticos, o médico do Vasco disse que qualquer possível sequela no pós-operatório pode ser revertida com fisioterapia.

Ricardo Gomes vai permanecer no hospital entre oito e dez dias. De acordo com Munhoz, o lado do cérebro afetado pela hemorragia foi o direito, com um edema maior do que dois centímetros (considerado importante) e está relacionado aos movimentos de braço e perna e também à fala.

Entenda o caso

O comandante vascaíno se sentiu mal por volta dos 20 minutos do segundo tempo do clássico entre Flamengo e Vasco, neste domingo, no Engenhão. Ele foi levado, inicialmente, para o centro médico do estádio, e, em seguida, encaminhado para o hospital.

Clóvis Munhoz explicou que a hemorragia provocou um grande coágulo na região temporal do cérebro. A cirurgia foi feita para retirada deste sangue coagulado, reduzindo a pressão cerebral. No momento em que aconteceu a hemorragia, a pressão arterial do treinador era de 19 por 12. O normal é 12 por 8.

Para Clóvis, o que aconteceu com Gomes neste domingo não é uma consequência do primeiro AVC sofrido pelo técnico em fevereiro de 2010, quando treinava o São Paulo.

- Ele estava confuso, agitado. Achou que poderia ser igual ao que houve no ano passado. Mas não tem nada a ver - garantiu.

Já o vereador Marco Aurélio Cunha, médico e dirigente do São Paulo na época do primeiro AVC de Ricardo Gomes, diz que os casos podem ter relação.

- Naquele primeiro episódio, é como dizer que ele teve um pequeno vazamento e agora um rompimento. Aqui no São Paulo foi uma coisa bem mais simples. Saímos do jogo, existia o sintoma e fomos para o hospital. Fez os exames, passou a noite internado, fiquei com ele o tempo inteiro na companhia do Sanchez (José Sanchez, médico do São Paulo). O Ricardo não chegou a perder a consciência. Um caso pode não ser decorrência do outro, são episódios diferentes, mas não podemos deixar de juntar um ao outro. Ele ficou bem daquele primeiro, mas sempre fica uma marquinha e passa a ter um risco maior do que tinha antes. Aquele foi simples, esse é grave. Estou bastante chateado pois ele é um cara fantástico, um cara único.

Marco Aurélio Cunha ainda destacou que o treinador cruz-maltino lhe contara certa vez que seu pai faleceu em decorrência do mesmo problema.

Depois de um atendimento preliminar no centro médico do Engenhão, Ricardo Gomes foi para um hospital na zona norte do Rio de Janeiro. Ficou sedado na UTI, respirando com a ajuda de aparelhos. Em seguida, foi operado.

Fundador do PT participa de encontro do partido em Natal





Em caravana por todas as capitais brasileiras para discutir a Campanha de Reforma Política do Partido dos Trabalhadores (PT), o fundador da legenda, Rui Falcão, desembarcou em Natal às 15h30min deste sábado (27). O jornalista foi quatro vezes deputado estadual, uma vez federal e secretário da prefeita Marta Suplicy em São Paulo. Atualmente, está sem mandato. Ele veio a Natal para discutir as diretrizes do lançamento da pré-candidatura do deputado estadual Fernando Mineiro para a Prefeitura de Natal em 2012.

Durante coletiva de imprensa realizada na sede do Diretório Estadual do PT em Natal, Rui comentou sobre a necessidade de se debater o processo eleitoral que ocorrerá no ano que vem e definiu Natal como uma das cidades-chaves para as candidaturas do Partido dos Trabalhadores. "Nossa presença aqui já demonstra parte do nosso empenho que daremos às cidades mais importantes", ressaltou.

Sobre a formação de alianças política o fundado do PT afirmou que só serão feitas após o encontro que ocorrerá entre os dias 2 e 4 de setembro em Brasília. "Nós iremos discutir junto com as principais lideranças do Partido em cada cidade, a possibilidade de formamos alianças através da elaboração de um estatuto e táticas eleitorais. A partir daí, iremos traçar as alianças políticas com os partidos que nos interessarem", destacou.

Além disso, comentou que o ex-presidente Lula e Dilma Rousseff po-derão participar das campanhas eleitorais locais através de vídeos gravados e veiculados nos horários destinados aos candidatos do partido. Sobre a presença física dos políticos nos palanques potiguares, nada está confirmado. Tudo depende da agenda de compromissos de cada um deles.

Questionado sobre as recentes demis-sões que ocorreram no alto escalão do governo da presidenta Dilma Rousseff, Rui Falcão defendeu que o Partido dos Trabalhadores é o que mais tem com-promisso com a ética e a utilização correta dos recursos públicos. "O PT apoiou as iniciativas de Dilma que desmascarou quem comete crimes contra a população", defendeu. 

Disse ainda, que existem pessoas que querem "fracionar a base aliada do Governo e desestabilizá-lo. Não te-memos isto pois o país tem programas sólidos que estão em desenvolvimento". Segundo ele, no auge do escândalo envolvendo o ex-ministro Antônio Palloci, dois grandes programas do Governo Federal não foram levados em consideração pela "mídia conservadora", em suas palavras.

"Esqueceram de veicular que a presidenta Dilma lançou os programas Brasil sem Miséria, que foi uma de suas promessas de campanha, além do Brasil Maior que tem como objetivo proteger a indústria nacional e promover o desenvolvimento das companhias locais. A cúpula do PT presente no Diretório Estadual na tarde deste sábado (26), não fez menção às denúncias veiculadas na Revista Veja publicada hoje envolvendo o ex-ministro José Dirceu sobre um esquema de infiltração de aliados do ex-ministro no Governo Dilma.

Efraim Filho relata matéria que exige identificação de empresas de comércio eletrônico




A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, esta semana, proposta que obriga a identificação das empresas que oferecem produtos e serviços pela internet. Assim, todos os sites deverão informar o endereço físico e número de telefones fixo e celular, além do endereço eletrônico. A proposta teve como relator o deputado federal Efraim Filho (DEM-PB).

“Essa medida busca atribuir mais transparência no comércio eletrônico protegendo o consumidor e aquelas empresas idôneas que não podem ser manchadas por alguns maus exemplos que ainda usam a internet para enganar o consumidor” afirmou Efraim Filho.

Como relator na CCJ, Efraim Filho (DEM-PB), considerou constitucional todas as propostas e defendeu a aprovação. Ele apresentou, no entanto, duas emendas, também aprovadas pela comissão.

A primeira determina que todo atendimento telefônico ofereça meios e procedimentos para atendimento pessoal do consumidor, em estabelecimento do fornecedor ou do representante mais próximo.

A outra emenda define que, no caso de comunicação via correio eletrônico, o fornecedor deverá informar o número do protocolo de recebimento da mensagem do consumidor e prestar atendimento em, no máximo, 48 horas após o recebimento da mensagem, não sendo contados sábados, domingos e feriados. 

A proposta foi aprovada em caráter conclusivo e seguirá para análise do Senado, a menos que haja recurso para ser votado pelo Plenário da Câmara.

ENCONTRO DE SENADORES EM FORTALEZA : Vital expõe sobre Perímetros Irrigados de Interesse Socia

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) está em Fortaleza neste final de semana para dois compromissos: o primeiro é um encontro com o Presidente da Transnordestina Logística S/A, Tufi Daher Júnior, para discutir a viabilidade da inclusão do Ramal Paraíba no projeto da Ferrovia Transnordestina. O segundo é participar, nesta segunda-feira (29), de mais uma reunião da Comissão de Desenvolvimento do Nordeste.

Durante a reunião, Vital fará uma exposição sobre Perímetros Irrigados de Interesse Social, dentro do painel que aborda o tema Recursos Hídricos. Durante os encontros da Comissão Especial de Desenvolvimento do Nordeste do Senado Federal, os Senadores discutem propostas de desenvolvimento para o Nordeste, com foco especial nos estados e municípios. A Audiência Pública faz parte de um cronograma de atividades da Comissão, que está sendo desenvolvido em toda a região.

Esta é a quarta reunião da Comissão este ano. A primeira Audiência Pública da Região Nordeste ocorreu no dia 23 de maio, em Alagoas; a segunda no dia 6 de junho, em Campina Grande (única cidade do interior do Nordeste a sediar os encontros); e a terceira, no dia 3 de julho, em Teresina-PI. A Comissão tem como área de atuação os nove estados nordestinos, mais o Espírito Santo e o norte de Minas Gerais, que compõem o território de abrangência da Sudene.

Vital, representante da Paraíba na Comissão, destacou que, antes das Audiências, os órgãos que atuam no desenvolvimento regional, a exemplo do Banco do Nordeste, BNDES, dentre outros, já foram ouvidos pelos Senadores. “Agora estamos desenvolvendo este calendário de audiências nos estados”, disse, confirmando também a presença, em Fortaleza, de representantes de órgãos do Governo Federal, BNDES, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Ministério da InteraçãoNacional, dentre outros.

Reunião na Paraíba 
A reunião de Campina Grande decidiu pela inclusão de várias propostas no Plano Plurianual, o PPA 2012-2015. Dentre elas, a implantação da Ferrovia Transnordestina, integrando a Paraíba, de Cabedelo a Cajazeiras; ampliação do Porto de Cabedelo e implantação de um Porto de Águas Profundas; duplicação da BR-104, interligando Campina Grande e Caruaru e a extensão da duplicação da BR-230, interligando Campina Grande a Patos, Sousa e Cajazeiras; implantação do Aeroporto de Cargas em Campina Grande, ampliação do Aeroporto Castro Pinto, em Bayeux e conclusão do Aeroporto de Cajazeiras; e a implantação de Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) e Zona Franca.

Para Vital, os encontros tem sido “extremamente positivos”. Ele disse que, como presidente da Comissão Mista de Orçamento, pode lutar para aprovar as propostas no PPA. Ele destacou a importância da criação da Ferrovia Transnordestina para o desenvolvimento do Nordeste, e de forma especial para a Paraíba, como o meio mais apropriado para a interligação do Porto de Cabedelo aos portos de Pecém-CE, Itaqui-MA e Suape-PE, elevando a capacidade de escoamento da produção nessas localidades e beneficiando toda a Região Nordeste.

Para ele, trata-se de um mega empreendimento, que vai contribuir para a redução das desigualdades regionais e sociais, voltado especialmente para o transporte de produtos agrícolas e de minério do semi-árido. “Esse projeto vai dar um grande impulso ao desenvolvimento econômico e à geração de empregos no Nordeste”, afirmou o senador.

Para ele, a Paraíba ainda é carente de infra-estrutura viária, infra-estrutura marítima e infra-estrutura ferroviária. “Precisamos viabilizar os projetos que recolocarão a Paraíba no caminho do desenvolvimento. Nosso Estado é muito rico e tem condições de contribuir muito para o crescimento de todo o Nordeste”, afirmou Vital Filho.

'Defendo a união em torno de um nome já no primeiro turno''



O deputado federal Fábio Faria (PSD) é comedido ao falar sobre pré-candidatura a prefeito de Natal, mas traz um discurso contundente de crítica a gestão da prefeita Micarla de Sousa e de defesa para base da governadora Rosalba Ciarlini lançar candidatura única ao pleito da capital potiguar no próximo ano. Para o parlamentar é "perigoso" lançar candidaturas isoladas no primeiro turno apostando em uma união no segundo turno. Fábio Faria evita se colocar como pré-candidato, mas afirma que todos os políticos estão preocupados com Natal que vive, segundo ele, momentos de apreensão. 

Acho que Natal vive um momento muito difícil em relação a política, com muita dificuldade na Prefeitura. Toda classe política está preocupada com Natal. O que existe é uma apreensão tanto da classe política como da população", comenta. Para o deputado, o erro da prefeita Micarla de Sousa, a qual ele apoiou em 2008, foi "querer adAministrar sozinha". Críticas também não faltam ao senador José Agripino Maia (DEM). Para o deputado Fábio Faria a postura do DEM de tentar barrar o registro do Partido Social Democrático no Rio Grande do Norte foi um exagero. O parlamentar credita ao grupo do vice-governador Robinson Faria o empenho para reeleger o senador em 2010. "Eu tenho certeza que se o senador José Agripino fosse candidato em 2012 ou 2014 a relação estaria muito melhor", observa.

Embora afirmando que não está cobrando nada do senador José Agripino, Fábio Faria afirma que o grupo político de Robinson Faria foi "muito importante" para o líder do DEM. 

Fábio Faria confirma que a governadora Rosalba Ciarlini será candidata a reeleição em 2014 e o vice-governador Robinson Faria também. No entanto, logo em seguida, critica os políticos que estão pensando no pleito de 2014. Sobre a disputa de 2012, os planos de PSD e as alianças partidárias, Fábio Faria concedeu a seguinte entrevista a TRIBUNA DO NORTE:

Hoje o senhor se coloca como pré-candidato a prefeito de Natal?

Eu sou totalmente contra a pessoa se colocar como pré-candidato. Acho que Natal vive um momento muito difícil em relação à política, com muita dificuldade na Prefeitura. Toda classe política está preocupada com Natal. O que existe é uma apreensão tanto da classe política como da população. Acho muito precipitado a pessoa se colocar apenas como pré-candidato. Os que querem ser pré-candidatos têm que conversar com a população, saber o que o natalense está pensando, compor um grupo de partidos, formar um grupo que seja forte. Já foi provado em Natal, algumas vezes e agora mais ainda, que não se governa sozinho. Se governa numa coalizão de forças, com um grupo forte, dando apoio, suporte, com gestão, planejamento. Acho muito precipitado falar em pré-candidatura. O que posso dizer é que nosso grupo político, nosso partido, vai querer participar desse planejamento, dessa gestão, do projeto para Natal.

O senhor definiu como "apreensão" com Natal. E essa apreensão pode lhe levar a ser candidato a prefeito?

Não. O nosso grupo quer participar, mas não quer dizer que estará na cabeça da chapa. O nosso grupo quer participar das decisões, encontrar um nome que agregue mais, que agregue forças políticas. O vice-governador (Robinson Faria) já disse que a governadora Rosalba vai gerir a questão do nosso grupo. Fazemos parte do Governo, Robinson Faria, nosso líder, é vice-governador. Vamos conversar. Natal, realmente, vive essa apreensão. Em qualquer roda que você senta para conversar, em qualquer bairro de Natal, qualquer nível social, existe apreensão por Natal. As pessoas são apaixonadas pela cidade, amam a cidade, vamos ter Copa do Mundo,teremos Aeroporto em São Gonçalo, Natal tem localização geográfica exclusiva no Brasil, e por tudo isso precisa de bons gestores para fazer com que Natal não perca as oportunidades que virão nos próximos anos. Então essa próxima eleição é crucial para Natal. Natal não pode errar e nós vamos participar desse conjunto que será formado para escolher um bom nome para Natal. Mas lhe digo que ninguém vai impor nome. Acho que não existe imposição, tem que ser o melhor nome, o nome que mais agregue. Isso será resolvido, como sempre é resolvido, nas rodas de conversas políticas no veraneio, em janeiro, que é sempre onde saem os nomes que irão disputar a eleição majoritária.

O fato do nome do senhor aparecer nas pesquisas eleitorais, mas, em contrapartida, com um desempenho pequeno, isso lhe estimula ou desestimula a entrar no pleito?

Eu não queria falar muito sobre possível candidatura. Não me coloco como pré-candidato a prefeito. Acho que o que foi provado muitas vezes é que pesquisa não vale, o que vale é o desempenho do candidato. Se você for falar hoje sobre pesquisa veja que 85% das pessoas não querem nem ouvir falar sobre a campanha de 2012. Os candidatos serão avaliados ao longo da campanha. O que eles têm feito, qual é o planejamento, se o plano é fictício ou se tem como sair do papel. Natal precisa de gestão. Veja a grande gestão que Aécio Neves fez, é meritocracia. Tratar o Estado como empresa. O funcionário que produz mais é o que terá o salário melhor, será promovido se produzir mais. Para isso precisa de um modelo de gestão onde possa ser adotado. Fiquei preocupado quando vi o aumento da folha de pessoal de Natal. O secretário Vagner disse nas redes sociais que Natal estava comprometida porque tinha uma folha de R$ 20 milhões e agora está em R$ 37 milhões. A primeira coisa que deve ser feita é reduzir a máquina, reduzir o tamanho para ficar com recurso para investimento, não faltar dinheiro para contrapartida. O mínimo que Natal deve ter é a contrapartida na conta da Prefeitura para mobilizar os recursos que vêm de fora. O governador Eduardo Campos, que esteve em Natal agora (no Motores do Desenvolvimento promovido pela TRIBUNA DO NORTE), implantou o modelo de Parceria Público Privada em hospitais, estradas, saneamento. Chamou as empresas privadas para participarem. Temos que quebrar esse tabu que existe sobre PPP (Parceria Público Privada) O aeroporto de São Gonçalo foi sucesso com 218% de ágio. Empresas privadas estão querendo investir e claro que querem resultados. Temos que fazer um modelo transparente, justo, chamar várias empresas e fazer concorrência. Tem que abrir a capital para grandes investidores do Brasil. Eike Batista está em Belém do Pará. Vários investidores em eólica estão vindo para o Rio Grande do Norte. Natal têm que mostrar o que é para o mundo. A cidade precisa de investimento e tenho certeza como será a capital do Nordeste nos próximos anos.

O que precisa ter o próximo prefeito de Natal?

Precisa ter visão. Tem que pensar Natal daqui a 20 anos, estudar o trânsito de Natal que daqui a pouco vai parar, são 15 quilômetros aumentando em carros todos os anos. Tem que discutir saneamento, Natal só tem 36% saneada. Tem que discutir o turismo, tem que discutir o problema das drogas. Hoje 1% da população é viciada em crack e nã há medidas na capital para combater o crack. É preciso discutir a cidade, fazer o planejamento de como quer Natal daqui a 20, 30 anos. Os prefeitos que estão entrando fazem o feijão com arroz, não adianta pintar canteiro, fazer tapa buraco e na próxima chuva o buraco vai aparecer de novo. O que precisa é planejar a cidade. É como você faz com uma empresa. Planejamento a longo prazo com equipe qualificada, procurar experiências como Belo Horizonte, como Pernambuco, buscar cidades que deram certo. Veja o que existe no Rio de Janeiro, interação total entre Prefeitura, Governo do Estado e Governo Federal. Lá eles combatem o tráfico os três juntos, estão nas olimpíadas os três juntos. Precisa de interação. Para isso tudo precisa comitê de gestão participativa onde tenha Governo do Estado, Prefeitura de Natal e buscar o Governo Federal. Hoje Prefeitura e Governo não interagem. Hoje muitas coisas que são feitas precisam ser feitas em conjunto. Se eles não se conversam o prejudicado acaba sendo o povo de Natal.

O senhor acredita que no pleito 2012 a base da governadora Rosalba Ciarlini poderá lançar candidato único a prefeito de Natal?

Conversei muito pouco com a governadora Rosalba Ciarlini sobre Natal, sobre o que ela pensa para o pleito de Natal. Sei que ela está muito preocupada e o mais importante seria a base se unir em torno de um só nome. Defendo isso. Acho que pode até ter a opção de vários nomes saírem para no segundo turno ter uma aliança. Mas há um risco nisso. Agora sou contra acordão. Ficou mostrado nas últimas eleições quando você de última hora procura impor um nome isso não dá certo. É diferente de procurar um nome viável, onde agregue o máximo de partidos, tenha simpatia popular e esse nome seja lançado no conjunto de partidos, mas não um nome imposto. É importante ter essa união. Fico satisfeito que hoje a governadora do Estado tenha uma relação muito próxima com a presidente da República, há uma simpatia pessoal e isso para o desempenho da governadora será muito importante essa aproximação com o Governo Federal. Nosso Estado é pequeno e não pode se desvincular do Governo Federal, o Rio Grande do Norte não tem como andar sozinho. É preciso pensar grande, projetos de infraestrutura, melhorar o porto de Natal, o aeroporto. Para investimentos em infraestrutura tem que ter o Governo Federal. A governadora tem que pensar um nome que tenha a simpatia do Governo Federal. Não precisa ter um nome do partido da presidente da República, mas um nome que tenha trânsito. Tudo precisa ser conversado e no momento certo as coisas vão se encaixando, cada um está fazendo seu trabalho. O mais importante é um nome que agregue.

O senhor acredita que essa tensão no relacionamento político do vice-governador Robinson Faria (PSD) e do senador José Agripino Maia (DEM) poderá impedir o PSD, seu partido, de integrar o palanque do DEM no pleito de Natal?

Eu tenho certeza que se o senador José Agripino fosse candidato em 2012 ou 2014 a relação estaria muito melhor. Acho que todo PSD, Raimundo Fernandes, José Dias, Gesane, Fábio Faria, Robinson Faria e todos os prefeitos, votaram no senador José Agripino, se empenharam pela eleição do senador José Agripino. O grupo político foi muito importante para eleição do senador José Agripino. Ninguém está cobrando nada, mas isso precisa ser levado em conta. O senador José Agripino é importante para o Rio Grande do Norte, tenho respeito por ele, mas houve uma relação onde foi confundida a questão nacional com a estadual. Ele teve um atrito com o prefeito Gilberto Kassab na questão do DEM nacional e onde tomou uma posição como presidente do partido, mas ele exagerou no Rio Grande do Norte, extrapolou. No Estado o processo que ele moveu contra o partido poderia ser mais brando, mas não envolver o nosso vice-governador que é aliado e já votou várias vezes no senador José Agripino. Veja em 1998, Garibaldi Filho tinha acabado de vender a Cosern, tinha um amplo número de deputados, cooptou quase todos os candidatos do sistema de Agripino e o deputado Robinson segurou a bandeira do agripinismo sozinho na região Agreste. Teve uma exagero do senador Agripino envolvendo pessoalmente o vice-governador que ficou perplexo. Todo nosso grupo ficou perplexo. Mas o que a gente espera que tudo isso seja superado. Espero superar.

Mas o senhor acha possível DEM e PSD estarem juntos em 2012?

Lógico. O DEM e o PSD formaram uma chapa em 2010. A governadora Rosalba tem eleição em 2014, ela é candidata em 2014. O vice-governador é candidato em 2014 e se tem um grupo hoje que você pode dizer que estará ao lado da governadora Rosalba é o nosso grupo. O PSD está sendo formado para ajudar o Governo. Todos os prefeitos e lideranças que estão vindo sabem que só podem vir para o partido (o PSD) se apoiarem o Governo do Estado. Isso não abrimos mão. Podem ter outro candidato a deputado estadual, deputado federal, mas a candidata ao Governo é Rosalba. O deputado que está indo para o PSD vem para base do Governo. O partido vem a somar, motivações pessoais é superável. O que existe é uma aliança consolidada, respeitosa, uma relação muito boa da governadora Rosalba com o vice-governador. 

Lembrando a eleição de 2014 e observando a relação DEM-PSD, então a aliança de 2014 passa por 2012?

Acho muito precipitado, é um desrespeito ao Rio Grande do Norte ficar falando em eleições 2012, 2014. Nós temos o grupo que elegeu Rosalba, temos que nos preocupar em ajudá-la a fazer um bom governo. O que a governadora Rosalba pensa todos os dias quando acorda é ter um governo de todos, que seja bem avaliada, que conclua todos os projetos. O grupo tem que ter hoje um só pensamento, esquecer 2012, esquecer 2014, esquecer radicalismo, ajudar o Rio Grande do Norte. A palavra chave é dizer não ao radicalismo e ajudar Rosalba a governar o Rio Grande do Norte.

O senhor teme que o PSD possa não conseguir o registro para o pleito de 2012?

Não tenho nenhum temor. O nosso maior desafio eram as certificações das assinaturas. Já entregamos as assinaturas no TSE estamos só aguardando a homologação. Os partidos que não queriam a formação do PSD fizeram de tudo para as assinaturas não serem certificadas, mas isso já superamos. Ninguém do PSD tem esse temor. O que existe hoje é só expectativa. 

Como o senhor viu a aliança do DEM e PMDB, no momento mais recente atraindo o deputado federal Henrique Eduardo Alves para apoiar o Governo Rosalba Ciarlini?

Com muito bons olhos. Eu sou amigo pessoal do deputado Henrique e eu e o vice-governador fomos os que primeiro foram ao deputado Henrique chamando para ele vir para Rosalba. Fomos a residência do deputado Henrique. Existe uma afinidade muito grande, amizade do deputado Henrique com o vice-governador que se estende a mim. É muito importante ele vir para o Governo Rosalba, vai ajudar a todos nós. O nosso futuro político depende do sucesso do Governo. Quem vier ajudar o Governo será bem vindo. 

No pleito 2012, em Natal, o PSD estará aliado apenas dos partidos que apóiam o Governo Rosalba, ou poderá se aliar a outras legendas como PT e PSB?

Acho que a governadora Rosalba vai comandar o processo. Ela vai conversar com outros partidos. Hoje há uma relação próxima da governadora com a presidente da República. Não teria problema algum a governadora Rosalba apoiar um nome que não seja do partido dela. Hoje você vê PMDB, aliado de Dilma, mas fez aliança com o Democratas no Rio Grande do Norte. Essa história de partido, cada Estado tem sua história. 

O senhor foi defensor da prefeita Micarla em 2008. Qual sua avaliação sobre a gestão dela?

Conversei com a prefeita e já disse minha opinião. Ela se elegeu numa coalizão e quis governar sozinha. Esse foi o maior erro da prefeita. Quando você se elege na coalizão, tem que governar na coalizão. Não significa cargos, secretarias. Não é isso, é discutir com o grupo que lhe apoiou.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Mega-Sena acumula e pode pagar prêmio de R$ 39 milhões no sábado


Ninguém acertou as seis dezenas sorteadas nesta quarta-feira (24) pela Caixa Econômica Federal (CEF) no concurso 1.313 da Mega-Sena. O sorteio foi realizado em Paraguaçu (MG).

Confira os números sorteados: 01 - 04 - 26 - 39 - 43 - 49.

A Caixa informou que 140 apostas acertaram a Quina e receberão R$ 20.309,34 cada. Outros 9.036 bilhetes acertaram a Quadra e receberão prêmio de R$ 449,52 cada um.

Aposentados começam a receber nesta quinta-feira a 1ª parcela do 13º

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar nesta quinta-feira (25) a primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas, no início do pagamento da folha de agosto da Previdência Social.

Nesta quinta, o INSS deposita o benefício daqueles que recebem até um salário mínimo e têm cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito. O pagamento segue até o dia 8 de setembro, conforme programação da Previdência.

A expectativa é de injeção de cerca de R$ 10 bilhões na economia em recursos para 24,6 milhões de pessoas. O pagamento segue até o dia 8 de setembro.

"Na maioria dos casos, o segurado recebe 50% do valor do benefício. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro. Neste caso, o valor será calculado proporcionalmente. Os segurados que estão em auxílio-doença também recebem uma parcela menor que os 50%. Como esse benefício é temporário, o INSS calcula a antecipação proporcional ao período", informou o governo.

Por lei, lembrou o Ministério da Previdência Social, não têm direito ao 13º salário os seguintes benefícios: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família.

Santa Cruz/RN leva melhor no clássico potiguar e lidera na Série D


O Santa Cruz/RN superou o Alecrim na tarde deste domingo, no Nazarenão, em Goianinha, no clássico potiguar da Série D. Com o resultado, o time de Paulo Moroni assumiu a liderança do Grupo 3 da competição nacional com nove pontos, superando o Santa Cruz/PE e o Guarani do Ceará, que vêem na segunda posição ambos com oitos pontos. 

A vitória do tricolor do Traíri foi por 2 a 0, com gols de Didi Potiguar e Cristiano Tiririca, ambos na segunda etapa da partida. Se o placar deu a liderança ao time do interior potiguar, deixou o Alecrim de Carlos Gutemberg em situação complicada na tabela de classificação. Com seis pontos, os alecrinenses estão na vice-lanterna do grupo, à frente apenas do lanterna Porto, que hoje perdeu para o Guarani do Ceará e tem dois pontos. 

Na próxima rodada, as duas equipes do Rio Grande do Norte voltam a campo. O Alecrim encara o Porto em Caruaru, enquanto o Santa Cruz duela em casa contra o Santa Cruz/PE. os dois jogos ocorrem no domingo.

Educação e segurança // Rosalba Ciarlini recebe integrantes do MST













A equipe de negociação do Movimento dos Sem Terra (MST) foi recebida pela governadora Rosalba Ciarlini ontem à tarde. No encontro, os manifestantes apresentaram à chefe do executivo estadual alguns pontos de reivindicação como questões ligadas à educação, intermédio do estado junto ao governo federal para agilizar vistorias e intervenção policial em áreas de conflito como nos municípios de Touros e Mossoró.

Embora a governadora tenha recebido os manifestantes, uma nova reunião foi agendada com a presença dos secretários de diversas pastas para amanhã, às 9h, na governadoria. A necessidade da presença dos secretários se deve ao fato de a pauta de reivindicação do movimento ter solicitações em várias áreas, segundo informou Hildebrando Silva de Andrade, membro da coordenação do MST no Rio Grande do Norte.

Os manifestantes foram recebidos pela governadora depois de se reunir com os secretários Paulo de Tarso Fernandes, Chefe da Casa Civil, e Gilberto Jales, da Secretaria de Assuntos Fundiários e Apoio à ReformaAgrária (Seara), no início da tarde. A reunião foi solicitada como parte das manifestações da Jornada Nacional do MST, realizada em todo o país.

Depois de promover uma passeata na BR-101 ontem pela manhã, sentido Parnamirim/Natal, cerca de 500 manifestantes do Movimento dos Sem Terra (MST) se dirigiram ao Centro Administrativo onde realizam um ato público com o intuito de cobrar uma resposta da governadora Rosalba Ciarlini sobre a desapropriação de terras para mais de quatro mil famílias distribuídas em 37 assentamentos no estado. (Erta Souza) 



Começa hoje a 10ª edição do Liquida Natal


A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal) dá início hoje à campanha comemorativa dos 10 anos do Liquida Natal, evento considerado como o melhor período para o setor varejista da cidade, atrás apenas do período natalino.

Superando as expectativas da organização, mais de 3.000 pontos de venda irão participar da campanha. A expectativa é de que a promoção gere mais de R$ 180 milhões em vendas durante os 10 dias de promoção na cidade, um aumento de 20% em relação á campanha de 2010.

"A Liquida Natal movimenta o comércio num período de poucas compras, no segundo semestre. Ter se tornado e mantido ao longo dos anos a segunda melhor data para o comércio durante o ano, mostra a força da campanha e importância do envolvimento dos comerciantes nesta ação, que ganhou a confiança dos clientes", disse Amauri Fonseca, presidente da CDL Natal.

Além de descontos nos principais estabelecimentos de comércio e serviços da Grande Natal, movimentando a economia potiguar como um todo, o evento premia clientes, vendedores e lojistas. Mais de quatro milhões de cupons devem ser inscritos no sorteio de prêmios. Para os consumidores, o Liquida Natal irá sortear dez automóveis. A premiação está marcada para o dia 24 de setembro, no anfiteatro da UFRN, quando haverá um uma grande festa aberta ao público com 10 horas de duração e grandes shows com artistas locais.